5 dicas para estratégias de web analytics

Estamos em uma era onde os consumidores são o centro das tomadas de decisões nos negócios e o que mais importa para as empresas hoje é entender os seus comportamentos de consumo. Por isso é importante que as empresas tenham acesso aos dados os quais seus usuários trazem consigo quando chegam ao site, pois são esses dados que irão norteá-la nas tomadas de decisões, além de trazer insights nunca antes vistos pela falta de uma boa análise de dados.

Entenda como a análise de dados do seu tráfego (Web Analytics), da forma correta, pode se tornar um forte aliado no aumento das conversões do seu website, gerando uma maior vantagem competitiva para sua empresa.

Confira 5 dicas para turbinar suas estratégias de web analytics e obter ainda mais insights acionáveis através da análise do comportamento do seu consumidor dentro do seu website.

Defina bem seus KPI´s: Qualidade acima da quantidade. Após a captura dos dados, selecione os dados que mais importam para sua análise. Os KPI´s são os dados referenciais que indicam o sucesso do seu negócio online.

Use e abuse: Extraia tudo que puder dos dados capturados, afinal eles são seus. Faça cruzamento entre os dados, a fim de encontrar detalhes preciosos para o seu negócio. Analise também de forma separada pois, quando agrupados, tendem a passar os detalhes despercebidos.

Em alta velocidade: Esteja sempre de olho, pois a tecnologia acelerou a velocidade como as coisas mudam. Isso inclui também as necessidades e prioridades dos consumidores, por isso a tecnologia deve ser passível de ajustes e esses devem ser constantemente feitos para que a análise seja extraída com qualidade e seja capaz de embasar insights acionáveis para o negócio.

Não tente adivinhar: Não tente adivinhar qual a necessidade do seu cliente, os dados existem para isso. São eles que irão permitir que você compreenda o seu consumidor através do seu comportamento, podendo assim oferecer uma melhor experiência e, consequentemente, um aumento na conversão.

Segmente ou morra: A chave para muitas respostas se encontra na segmentação. Quando segmentamos nossos dados, conseguimos ter uma visão mais ampla daquele grupo que está sendo estudado, podendo extrair insights mais valiosos para o seu negócio.

Os dados quando não refinados, são apenas dados. Por isso, selecione boas ferramentas para web analytics que lhe auxiliarão a realizar uma boa análise, fazendo com que esses se tornem informação. E essa, por sua vez, nos guiará para o sucesso, trazendo insights acionáveis que visam uma melhor experiência de uso da plataforma, consequentemente, otimizando seus resultados de negócios.

 


Por André Lira


Estratégias da era digital e-book