Boas ferramentas para web analytics

Já havíamos falado da importância das métricas qualitativas, e hoje vamos falar de algumas ferramentas disponíveis no mercado para que possamos realizar os dados gerados pelo tráfego do seu site, assim gerando insights acionáveis para seu negócio.

Google Analytics

Uma das ferramentas de web analytics mais popular, ele fornece uma grande quantidade de dados relevantes sobre o tráfego do site, além de ser uma ferramenta gratuita, tornando-o ideal para  sites em geral. O Google Analytics foi lançado pelo Google em novembro de 2005 e é hoje um dos programas de web analytics mais utilizados na internet. 

Permite o usuário à personalização de relatórios com as suas métricas mais importantes, para que sejam feitas análises e sejam identificadas as campanhas que trazem mais resultados, permitindo medir o sucesso e o fracasso individual delas.

Clicky

É uma ferramenta gratuita quando o uso é feito apenas em um site que acumula menos de 3000 page views. No entanto, existem planos premium disponíveis nesta ferramenta, dando acesso à variados recursos. 

Esta ferramenta permite aos usuários acompanhar os visitantes individualmente. Ao adicionar o nome e endereço de email dos visitantes, permitindo rastrear os visitantes de uma forma mais abrangente. 

Permite a visualização de mapas de calor para as sessões individuais, incluindo à segmentação proposta. Por exemplo, os usuários podem visualizar mapas de calor apenas para os visitantes que completaram um objetivo específico. Além disso, os dados de mapa de calor são em tempo real, proporcionando uma maior exploração dos dados.

KISSmetrics

A ferramenta permite aos clientes acompanhar os movimentos de visitantes individuais por todo o site. Com isso, os usuários podem facilmente controlar comportamentos ao longo de um período de tempo, identificar padrões importantes e ver como melhor interagir com o usuário. Além disso, esta ferramenta também oferece um registro da atividade em ordem cronológica, do visitante, em um formato fácil de compreender.

A ferramenta tem um período trial de 30 dias e depois disso, os planos são a partir de U$149,00, dependendo dos dados que é rastreado. 

ClickTale

Esta ferramenta permite que os gestores vejam o que seus visitantes estão fazendo em seu site, visualizar suas interações e, assim, entender que parte do seu site requer mais esforço e trabalho. Esta ferramenta permite aos usuários saber o quão eficaz o seu site é de forma adequada. Vai dizer-lhe quais as páginas e ações funcionam melhor para o seu site e que exige mais esforço e trabalho.

Piwik

Esta ferramenta é uma plataforma open-source, muito semelhante ao Google Analytics. Um programa de software PHP MySQL, esta ferramenta pode ser baixada e instalada, gratuitamente, no servidor web do usuário. 

Após a instalação, o usuário receberá um código JavaScript que pode simplesmente copiar e colar em seu site. Ao fazer isso, os usuários podem acessar os relatórios de análise da web em tempo real e, assim, obter uma melhor visão sobre os seus visitantes.


Por André Lira


Estratégias da era digital e-book