Web Analytics: O que é e como pode ser aplicado?

Atualmente existem várias ferramentas e técnicas que permitem a melhoria do tráfego de uma página. Cada ação trás uma reação, e como poderíamos saber se aquela ação, realmente, trás um bom resultado? Entra em cena o Web Analytics, que é o acompanhamento e análise de todas informações e estatísticas de cada alteração realizada.

Através das ferramentas de web analytics, pode-se concluir se as ações tomadas tiveram o resultado satisfatório ou não, tendo a oportunidade de otimizar ainda mais o website para o objetivo procurado.

Todas as outras áreas da empresa aproveitam os relatórios e dados coletados por ferramentas, como o Google Analytics (ou outras), para gerir as campanhas com o intuito de tirar o máximo de proveito, otimizando-as.

O que medir com Web Analytics?

Muitas variáveis podem ser medidas em uma análise: visitas, pageviews, conversão, vendas, tempo de permanência na página, taxa de rejeição, ou qualquer outra taxa que possa ser mensurável. Tudo irá depender do objetivo traçado e das ações tomadas.

Porque trocar uma palavra-chave de uma campanha ou gerar um novo conteúdo relevante? Onde se quer chegar com essas mudanças?


Por André Lira


Estratégias da era digital e-book