A jornada: Do fluxo de cliques aos insights acionáveis

Falamos sobre a importância de entender toda as jornada de compra, assim como todo comportamento dos usuários dentro do seu website. Tudo isso é possível através do Web Analtics e como ele é aplicado.

Hoje falaremos um pouco da jornada desde a captação do fluxo de cliques à extração de insights acionáveis.

O que antes era um único e curto caminho entre o fluxo de cliques e os insights acionáveis, hoje se desmembra em mais etapas que nos permitem ter uma análise ainda mais profunda ao cruzar esses dados, descobrindo padrões de comportamento entre os grupos e são elas:

Fluxo de Cliques – O que?

O “o que” do fluxo de cliques é bem direto. Trata-se de coletar, armazenar e analisar todos os dados no nível de cliques que seu website tenha gerado. Por isso ele nos entrega o que está acontecendo, porém não nos mostra o motivo que ocasionou a ação.

Os dados gerados pelo fluxo de cliques são extremamente importantes, pois além de medir páginas e campanhas, nos ajudam a analisar todos os tipos de comportamento dentro do website como: Visitas, visitantes, tempo no website, páginas visualizadas, fontes de tráfego, entre outros.

Análise de múltiplos resultados – Quanto?

Focar especificamente em mensurar “Resultados”, é relacionar o comportamento dos clientes à razão de existência da empresa.

Um website procura prover apenas três tipos de resultados, independente se é um e-commerce, um blog, suporte técnico, rede social, etc, e são eles:

- Aumento de lucro, redução de custo e melhorar a satisfação do cliente

Todos os seus esforços devem contribuir para esses objetivos e você sabe o quanto eles contribuem para sua estratégia digital? Esta é a coisa mais importante que faremos utiilizando web analytics, atrelar os resultados aos lucros!

Experimentação e testes – Porque?

A partir dos testes, iremos identificar o “Porque” das ações dos clientes dentro do nosso ambiente online.

Seja melhor amigo da sua ferramenta de testes! Existe uma razão para isso, pois ela irá permitir que você falhe mais rápido e isso não é ruim! Não na internet. Diferente dos demais canais, falhar na internet é barato e rápido, por isso realize o maior número de testes que puder!

Você pode conferir no post "Experimente ou vá pra casa" alguns tipos de testes que podemos aplicar e suas importâncias.

Essa é uma vantagem estratégica de peso e você deve aproveitar isso ao máximo.

No “Porque”, também é muito importante levar em conta a voz do seu usuário. Isso é possível através da aplicação de pesquisas, testes de usabilidade, testes remotos, etc. Com isso, você poderá obter informações valiosíssimas diretamente da base de clientes alvo.

Inteligência Competitiva – Que mais?

Você tem informação sobre como seus concorrentes estão se saindo? Deveria, realmente, se preocupar com isso?

Sim! É aqui que entra o poder da análise de inteligência competitiva, pois saber como está se saindo é bom, mas saber como você está em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos, DE GRAÇA, é fantástico, pois ajudará a melhorar ainda mais, identificar novas oportunidades e permanecer relavante junto ao seu cliente.

 

Dessa forma, ao termos o entendimento de forma ampla, podemos  cruzar todos esses dados e começar a traçar os tipos de comportamento do seu público. Expandindo as possibilidades de responder às perguntas através da análise de tráfego e consequentemente, oferecer uma melhor experiência pro seu usuário, refletindo diretamente na taxa de conversão do seu negócio.


Por André Lira


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