O que é Teste A/B e como ele aumenta suas conversões

Muitas oportunidades no aumento da taxa de conversão são perdidas pelos administradores de e-commerce, simplesmente, por acreditarem que a sua plataforma estaria, teoricamente, perfeita. Infelizmente não podemos afirmar isso, pois devemos testar diversas versões para identificar a que traz mais retorno e onde devemos implementar as melhorias.

Sempre irá existir melhorias a serem implementadas a fim de aumentar as taxas de conversões e para isso podemos utilizar os Testes A/B.

O Teste A/B trata-se de uma técnica de comparação de resultados entre duas ou mais versões de uma página, ou elemento específico da página, para determinarmos qual delas apresenta maior taxa de conversão para uma meta estabelecida.

Além de ser usado para a otimização da conversão, é também muito usado para melhorar a usabilidade, tornando a navegação do usuário muito mais agradável. Com isso, fazendo com que o mesmo passe mais tempo interagindo com sua plataforma e, possivelmente, converta mais. 

Este tipo de teste muitas vezes revela caminhos até então ignorados ou de resultado desconhecido. Se o procedimento de teste for feito aliado à uma ferramenta de web analytics que identifica Heatmaps, os resultados se tornam ainda mais impressionantes, precisos e detalhados.

Através destes testes conseguimos identificar os padrões de comportamentos e preferências dos usuários. Cria-se uma sensação de personalização junto ao usuário, fazendo com que o mesmo seja orientado até o processo final de conversão através de nossas estratégias.

É uma forma de criarmos um ambiente de relacionamento com o usuário, identificando suas predileções e orientando nossas estratégias para que possamos satisfazer suas preferências de usabilidade.


Por André Lira


Estratégias da era digital e-book