Melhore a otimização do seu site com a utilização de URL amigável no Apache

Os mecanismos de busca seguem conceitos e técnicas para avaliar a qualidade de um site na internet para melhor atender os usuários que efetuam uma busca por certo termo. Um dois pontos que devemos levar em consideração, sempre, é o uso de URLs amigáveis que traduzem através do seu link qual o conteúdo que ela oferece.

A URL amigável

É um URL que contém explicitamente a palavra chave que seu conteúdo aborda. Como boas práticas de otimização de site, devemos ter nossas URLs sempre amigáveis para que tanto os usuários quanto os robôs de busca possam identificar e relacionar o link ao seu teor.

Servidor Apache

A maioria dos sites na web utilizam o servidor apache. Nesta demonstração iremos abordar como utilizar um módulo chamado de mod_rewrite do Apache para transformar nossas URLs sem significados aparentes para URLs atrativas e amigáveis.

Temos o seguinte cenário:

www.seusite.com.br/?cat=moda&p=225

No qual o "cat" é a categoria que se refere a "moda" o "p" a postagem de número 225 que é sobre "novo estilo de regatas da Ohshirt".

Com a URL amigável:

www.seusite.com.br/moda/novo-estilo-de-regatas-da-ohshirt/225

Agora a mágica para fazer com que isto funcione sem precisar modificar os parâmetros passados pela sua URL para identificar a categoria e a postagem.

Iremos criar um arquivo na pasta pública do servidor um arquivo chamado de .htaccess que sempre é carregado antes da aplicação e com isto podemos passar os argumentos e utiliza-los normalmente.

<IfModule mod_rewrite.c>

RewriteEngine On

RewriteRule ^([a-z0-9-]+)/([a-z0-9-]+)/([0-9]+)/?$ index.php?cat=$1&p=$3 [NC,L]

</IfModule>

Após esta modificação a sua aplicação continuará a receber os parâmetros "cat" e "p" e continuará sua execução com as URLs amigáveis.


Por Andrew Esteves


Estratégias da era digital e-book