Link building e autoridade

Link building é uma estratégia de otimização de site que visa atrair links para o site ou página, para ser identificada pelos buscadores como uma fonte segura de informação e relevante para os internautas.

Os motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc) estabelecem seus critérios de avaliação para posicionar os resultados de forma que responda as perguntas com maior exatidão. Podemos imaginar este critério como em um livro ou artigo, no qual um autor faz referência a outro autor dentro do livro. Este processo de citação, nos indica que o escritor que foi referenciado é um especialista no assunto, sendo assim uma autoridade no conteúdo, já que outros autores indicam o seu livro ou artigo dentro da sua própria obra. 

Com os buscadores é do mesmo jeito, se um site que é referência em um determinado assunto faz uma linkagem para o seu site, os motores de buscam identificam e avaliam a autoridade dos envolvidos e assim os posicionam no seu ranking de buscas.

Podemos imaginar um sistema de votação, se muitas pessoas votam em determinado indivíduo, o mesmo deve ser de confiança.

Para estruturar o link building dentro do site é preciso ficar atento duas informações:

1. O link 

2. O texto âncora

< a href = "www.digitalnativa.com.br” >Agência de Marketing de Performance< /a>

O texto âncora é quem irá passar esta autoridade para outros sites, de acordo com o seu contexto. 

Se um site de carros que está bem posicionado faz uma linkagem com outro de roupas infantis, os benefícios não serão aproveitados, pois os buscadores entendem a semântica e os posicionam de acordo com o conteúdo em questão.

Quanto melhor o conteúdo produzido pelo seu website, mais pessoas irão fazer referência a você e com isto os motores de busca irão posicionar seu negócio a frente dos seus concorrentes nos resultados de buscas. 


Por Andrew Esteves


Estratégias da era digital e-book