Boas práticas para otimização on page

O primeiro e mais importante passo para uma boa otimização de site é definir qual será a palavra-chave da página. A palavra (keyword) é a principal ponte entre os motores de busca (Google, Bing, etc), o seu site e os internautas.

É importante analisar o comportamento do seu consumidor online para identificar quais são as palavras mais relevantes para o seu negócio e assim otimiza-las para atrair consumidores.

Título da página

O título que estamos nos referindo é o elemento HTML da página que está posicionado dentro do elemento head.

Ele é o mais importante para a otimização de site, nele você irá colocar o que a sua página aborda, por isso capriche para chamar a atenção não só dos buscadores mas também do mais importante que é o seu público-alvo.

Utilize até no máximo 60 caracteres.

A tag é < title >Seu título

Meta descrição

Outro elemento localizado no que não é utilizado como um fator de rankeamento, mas é de suma importância, pois irá descrever o que a sua página aborda com mais detalhes e assim despertar o interesse do usuário.

Utilize até no máximo 160 caracteres.

A tag é a < meta name="description" content="Sua descrição" >

Endereço do site (URL)

Utilize url's objetivas e limpas, pois os buscadores identificam as palavras-chave que compõem o endereço para o rankeamento da página. Lembre-se de utilizar as que fazem referência ao seu website para obter melhores posições nos buscadores.

Bom: http://www.exemplo.com/sua-palavra-chave

Ruim: http://www.exemplo.com/category_id=12&post_id=250

Imagens

As imagens fazem parte do contexto do conteúdo em questão, mas a sua identificação ainda é algo difícil, por isto devemos utilizar outros recursos para informar aos buscadores o que aquela imagem contém. Para ajudar nessa tarefa devemos utilizar o nome do arquivo da imagem de forma "amigável", como "praia-paradisiaca.jpg". Não utilizando arquivos com nomes que não tragam referência ao conteúdo da imagem como "DS_0000212.jpg".

Também existe a tag do elemento "img" que é a "alt", nela podemos descrever a imagem.

Cabeçalhos

Como em livros temos os títulos e subtítulos dos capítulos, na otimização de site seguimos a mesma ideia, ao escrever seu conteúdo leve em consideração este conceito e utilize as tags h1, h2, h3, h4, h5 e h6 para organizar e determinar a força de cada frase.

Sitemap

Fornecem informações aos buscadores de forma padronizada com todos os links do seu site.

Robots.txt

É um elemento muito importante para a otimização do seu site, pois aqui determinamos os acessos aos buscadores e se devem ou não indexar as páginas.

Para indexar todas as páginas e dar permissão a qualquer buscador, usamos o "User-agent: *" e o "Disallow:".

Agora é só inserir no servidor onde o site se encontra hospedado.

Estas são algumas das centenas de técnicas utilizadas na otimização de sites, mas para começar, estas citadas já irão fazer uma grande diferença para o rankeamento do seu negócio nos motores de busca.


Por Andrew Esteves


Estratégias da era digital e-book