Bounce

O bounce rate, que significa taxa de rejeição em português, é uma taxa que mostra o percentual de visitantes que acessou um website e, em seguida, saiu sem acessar qualquer outra página. O indicador é calculado dividindo o número de visitantes que agiram dessa forma em relação ao total de visitas.

A taxa também pode ser configurada para calcular apenas páginas específicas, ajudando no desenvolvimento de um relatório de web analytics mais aprofundado.

A interpretação da métrica de rejeição se torna um pouco subjetiva, assim como outras, dependendo das métricas-chave do seu negócio. Um bounce rate pode não significar que sua página não está sendo efetiva, a mesma pode ser uma landing page informativa, onde não contenha nenhuma outra ação, com isso a taxa alta não significaria um insucesso.

No entanto, um bounce rate elevado em um site ou blog pode significar que não consegue reter seus visitantes, impedindo que eles completem o objetivo a que você se propôs.

Se após acessar uma página o internauta sai imediatamente, seu público-alvo não encontrou aquilo que queria ou não tem mais interesse em buscar outras informações. E saber disso é fundamental para que você desenvolva ações para otimizar cada vez mais.

 


Por André Lira


Estratégias da era digital e-book